Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

13 de outubro de 2009

PEDRAS NEGRAS DE MPUNGO-A-NDONGO



Para quebrar os dias de poesia, o autor deste blogue decidiu intercalar imagens da sua terra e no futuro algumas pequenas considerações sobre a cultura, usos e costumes dos vários povos de Angola. Hoje iniciamos a visita às Pedras Negras de Mpungo-A-Ndongo ou Pungo Andongo. Estas belas e sugestivas formações rochosas localizam-se na província de Malanje, no norte de Angola e distam cerca de 116 km da cidade de Malanje, capital de província. A graciosidade das formas dos monolitos são autênticos poemas esculpidos por Mãe Natureza.




A cor negra deve-se a uma alga filamentosa e talvez por essa razão as Pedras Negras são mais formosas na época das chuvas. Aqui também se encontra a mítica peugada grava na rocha e que a tradição atribui à célebre rainha da Matamba, Nzinga Mbandi Ngola (1582 – 1663) uma das grandes figuras da História de Angola pela sua luta e resistência ao avanço colonial português.











Segundo fontes históricas estas foram palavras proferidas por Nzinga Mbandi Ngola a um emissário português: “Sendo eu nascida para mandar no meu Reino, não tenho que obedecer nem reconhecer um outro soberano e passar de Senhora absoluta a serva ou escrava. Se o Português quer de mim um donativo cada ano, dá-lo-ei de boa vontade, desde que ele me dê também um, e assim estaremos iguais na cortesia”



Namibiano Ferreira


(Fotos da Net)

4 comentários:

Moacy Cirne disse...

Uma postagem útil e necessária para aqueles que querem conhecer melhor a sua Angola: as fotos, aqui, me fizeram lembrar o meu sertão, com suas pedras e sua magia. Gostei bastante, assim coimo gostei do poema da outra postagem do dia.

Kandandu.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Obrigado Moacy. Brevemente e sempre que possível outras postagens sobre Angola serao publicadas.
Kandandu

Sílvia Câmara disse...

Caro Namibiano,
fiquei um tempo longe dos blogs e aos poucos estou retornando.
Achei linda a postagem do Djavan cantando Hombiumbi no teu outro blog. Lindo! Não entendo a letra, mas a melodia é maravilhosa. Deve ser um pássaro lindo, esse que anuncia boas novas. Aqui no nosso bosque, costumo enxergar alguns pássaros dessa maneira:anunciando boas coisas.
Obrigada por compartilhar.
grande abraço,

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Deixei as letras em umbundu e portugues. no seu blog para voce.
Kandandu