Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

15 de agosto de 2011

MENÇÃO HONROSA NO PRÉMIO VALDECK ALMEIDA DE JESUS 2010 - BRASIL




No prémio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2010, Brasil, tive uma mençao honrosa com o poema abaixo:


REGRESSAR DE NOVO

Partir no rio de Kalungangombe*
e, depois, quando voltar de novo,
hei-de vir montado na garupa
viva das boiadas andarilhas
pele a cantar ngomangombe**
levantando no peito do ar
um mar de poeiras a festejar
e eu, calçando meus nonkakos,***
serei um pastor Ovakuvale****
conduzindo meus bois
na árida oferta da terra Namibe.

Namibiano Ferreira (no site do prémio foi publicado o meu nome Joao José Ferreira)


* Aglutinação de duas palavras: kalunga + ngombe (boi). Neste sentido é um ente espiritual que acolhe o espírito dos mortos no outro mundo.
** Ngoma (tambor) e ngombe (boi), aglutinacao feita pelo autor.
*** Sandálias feitas com pneus de automóveis e usadas pelo povo mukubal e outros do deserto.
**** Povo (mucubal, kuvale) do deserto do Namibe do grupo etno-linguístico dos Hereros/Helelos, idioma Tchiherero.

5 comentários:

Celina Dutra disse...

Parabéns pela menção honrosa e pela obra linda, sempre forte, sua marca.

Girassóis nos seus dias.
Beijos

DECIO BETTENCOURT MATEUS disse...

Valeu a partilha mano. Parabéns. Bem merecida a Menção.

sevejocosilva disse...

Bom tê-lo de volta, estava fazendo falta sua presença neste espaço.
Você, suas canções e seus poemas.
Aquele abraço, amigo....

sarausbahia disse...

Caro amigo Namibiano Ferreira. Pra mim foi um imenso prazer ter você como participante...

Pretendo cada vez mais me aproximar de países de África como o seu, Angola, e também Cabo Verde, Moçambique e todos os outros de fala portuguesa.

Espero que possamos, juntos, realizar o sonho de publicar um livro com brasileiros e africanos...

Valdeck Almeida de Jesus
Poeta, Escritor e Jornalista
www.galinhapulando.com

Unknown disse...

Caro Namibiano Ferreira, antes de mais parabéns pela sua menção honrosa nesta obra.

Espero que não esteja a incomodá-lo mas gostaria de lhe pedir um favor que está relacionado com esta mesma obra. Em 2009 conheci a Sra. Helena Bergelata em Portugal, esta é a senhora que também teve uma menção honrosa com a obra "ària da chuva" e na altura ela leu-me uma versão incompleta desse poema. Fiquei de imediato impressionado e apesar de ter perdido os contactos desta senhora e apesar de ter emigrado sempre tive curiosidade para saber como tinha ela terminado o poema.

Desta forma gostaria de lhe pedir se lhe seria possível enviar-me um email para lisboa.afs@gmail.com com esse mesmo poema que se encontra nesta obra ou então mesmo publicar aqui de forma a que eu possa o ler.

Muito obrigado desde já.