Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

25 de outubro de 2009

A MÁSCARA MWANA PWÓ


Dançarino Mwana Pwo (foto da Net)
As máscaras Mwana Pwó sempre me fascinaram. Fazem lembrar as máscaras da tragédia grega. O que me agrada apreciar nelas são a sua expressão, o sentido que encerram e sobretudo a sua beleza plástica.


Entre os Tchokwé de Angola estas máscaras são utilizadas por dançarinos que representam um bailado durante o período de iniciação dos rapazes na sua passgem para a vida adulta e que tem como ritual a circuncisão.


Mwana Pwó significa “mulher jovem” e representa um antepassado feminino que morreu em idade jovem. É uma lembrança da morte como experiência iniciática,  morte e renascimento.



Foto: Nossoskimbos

A máscara representa a cara de uma mulher falecida, de olhos encovados. Os dentes pontiagudos e as escoriações, demonstram o seu falecimento precoce, ainda com as marcas da recente iniciação. As lágrimas esculpidas sobre as faces são a dor da perda que se experiencia através da morte.


Mwana Pwó idealiza valores femininos e é uma personagem feminina. No entanto, é um homem que executa o bailado (as máscaras estao vedadas às mulheres e aos não iniciados), dançando graciosamente ensina boas maneiras aos espectadores. O poder e a elegância da actuação do dançarino é suposto trazer fertilidade às mulheres.

Namibiano Ferreira




Foto: NossosKimbos
 
 
 
 
Nota: A cultura Tchokwé, nao é exclusiva de Angola, ela reparte-se por mais dois países, Congo-Kinshasa e Zambia.

Sem comentários: