Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

8 de março de 2010

DEFEITO ANATÓMICO

Há duas grandes espécies de seres humanos: os homens propriamente ditos e os outros, os políticos*, os lobos disfarçados de ovelhas ou mesmo as hienas e chacais agindo desumanamente e sem disfarces.
Os homens, os propriamente ditos, para além das suas muitas subdivisões socio-culturais e económicas, são, em geral, os que enchem as praças nos dias de revoluções; são a carne para os canhões; o pavio de alimentar as guerras; o alvo de falsas promessas; o alvo preferencial das mentiras com que submetem, a maioria, isto é, os homens propriamente ditos, que em ditadura são algemados e alimentados com a medo e terror e, em democracia, são enganados com falsas e vis retóricas, vazias e bacocas e, mesmo assim vão, cidadãos eleitores, confiantes e cheios de virtuosas esperanças cumprir o dever cívico de eleger os que lhes roubam o direito ao Progresso, à Dignidade Humana e os mantêm alimentados de ignorância, incapazes de livremente discernirem.
* Entenda-se que, por políticos se incluem, não só os muatas que nos governam (ou desgovernam) mas também aqueles que, directa ou indirectamente, influenciam os governantes na sua falta de carácter, na sua ganância e avidez. Estou-me referindo às multinacionais e à sua famigerada globalização que nada mais é do que uma nova nomenclatura para colonialismo e subserviência dos mais pobres. A verdadeira Globalização, deverá pressupor Igualdade, Solidariedade e Partilha entre toda a Humanidade.

Namibiano Ferreira


DEFEITO ANATÓMICO

Os muatas
são homens
(homens?)
com graves
e anatómicos
problemas.
Na boca
têm a bunda
cloaca
pútrido
por onde
defecam
obscenidades
ignorâncias
bestialidades
e mentiras...

Namibiano Ferreira



3 comentários:

ogfs2008 disse...

Como sempre, atententíssimo e mostrando uma sensibilidade superior em relação à condição humana.
Nós, os homens, ainda temos alternativas para "carregar no autoclismo e mandar os muatas pela sanita abaixo"?

Um abraço / kandandu
Otelinda

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Temos?? Talvez mas primeiro há que vencer a nossa própria submissao e a ignorancia de alguns. A tarefa nao é fácil pois sabemos que os politicos sao um mal necessário. Eu pergunto-me haverá outra opcao???

Kandandu

São Pernadas disse...

Olá Caríssimo Namibiano Ferreira:
Vou repetir o comentário que enviei há pouco já q fiquei com dúvidas quanto a ser lido, já que o último comentário era bem antigo.
Estou a preparar uma exposição/livro de fotografia sobre Angola. Tendo que adequar poemas a algumas fotografias gostaria de lhe pedir permissão para incluir o seu poema MÚCUAS para ilustrar as minhas fotos.
Poderá consultar algumas no Facebook ou em www.mariapernadas.com
Laripo
Maria (opandulanet@gmail.com)