A Arte Kocokwe (singular, e deve ler-se Kotchokué, o plural é Tucokwe, Tutchokué, embora eu sempre diga e escreva Tchokwé) é de uma beleza e expressividade que sempre me deslumbram. Há em Angola as artes de outros povos, como os Bakongo, Ovimbundu, Ambundu, Nganguela... mas, de facto, os grandes escultores são os Tucokwe. Este povo que teve um grande império, o Império Lunda com a sua mítica rainha Lueji, reparte-se, actualmente, por três países (Angola, R. D. do Congo e Zâmbia), fruto do colonialismo europeu quando repartiu África, como se fosse um bolo, por entre as várias potências coloniais da época (Conferência de Berlim – 1885).
Não vos trago mais palavras, eis aqui alguns exemplares da bela arte Tucokwe, mas antes de sair de cena, relembro o romance do escritor angolano Pepetela, Lueji – O Nascimento de um Império.
Pintura mural Tchokwe
Máscara Tchokwe
Tchibinda-Ilunga & Cadeira Tchokwe
Máscara Tchokwe (Kalelwa)
Estatuetas Tchokwe
Bailarino Mwana Pwó
Máscara Mwana Pwó
O Pensador
O Pensador, hoje uma estatueta de representação e unidade nacional do povo e da cultura angolana é, de facto, inspirada na figurinha (Kalamba Ka Etho) dos cestos de adivinhação (ngombo) dos Lunda-Tchokwe. Brevemente publicarei uma postagem sobre os Pensadores.
Namibiano Ferreira
5 comentários:
namibiano:
a genialidade está na áfrica.
um abraço.
romério
Africarte, africanidade:
beleza pura.
E Luanda, homenageada,
encontra-se no BALAIO.
KANDANDU.
Romério e Moacy um grande kandandu.
Povo Tchokwe e a sua Arte ímpar! A minha alma paralisou de espanto, quando comecei a estudar este povo e a sua cultura! Que sabedoria! Tenho uma réplica do famoso "O Pensador", e sei que é um ícone da cultura angolana, mas fico ansiosamente a aguardar a história desta estatueta, que penso ser de autor desconhecido...
Kandandu
Espetacular, Namibiano. Fiquei sem fôlego com tanta beleza e mistério. As máscaras, então... Também ficarei aguardando o post sobre o Pensador.
Enviar um comentário