Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

28 de abril de 2014

UM HOMEM DO NAMIBE: PROF. DR. ADRIANO PARREIRA

Professor Dr. Adriano Parreira


Adriano Alfredo Teixeira Parreira, nasceu a 16 de Abril de 1952, em Angola, Namibe.
Obteve o grau de Fil. Lic. na Universidade de Uppsala, na Suécia. Foi investigador do LISH-CNRS, Paris, e do IICT, em Lisboa, tendo leccionado Antropologia, Sociologia e História de Angola na Universidade Nova de Lisboa.

Foi director da Revista de Informática para as Ciências do Homem, Full Bright e Visiting Fellow do Departamento de História da Universidade de Johns Hopkins, Baltimore, EUA. É autor de vasta bibliografia de Etnologia e História de Angola.

Participou em inúmeras conferências e apresentou diversas comunicações em Portugal e no estrangeiro. Foi embaixador de Angola junto às Nações Unidas e Organizações internacionais em Genebra. O Prof. Dr. Adriano Parreira é membro correspondente da Academia Portuguesa de História e de diversas Associações académicas nacionais e estrangeiras. Foi eleito em 16 de Janeiro de 2008, o primeiro académico africano membro da Academia Portuguesa de História (APH).

Em Setembro de 2007, como Presidente do PARTIDO ANGOLANO INDEPENDENTE, o Sr. Prof. Doutor Adriano Parreira solicitou ao Procurador Geral da República, para instaurar um inquérito criminal a fim de se apurar a veracidade das acusações feitas em Luanda dando conta da existência de dinheiro “remanescente” que o General Kopelika “depositou numa conta bancária em Hong Kong” e da tentativa de assassinato ao General Miala.


Publicou Dicionário Glossográfico e Toponímico da Documentação Portuguesa sobre Angola (1990); Economia e Sociedade em Angola: No Tempo da Rainha Jinga: Século XVII (1997); Breve Cronologia da História de Angola: 1489-1706 (2005); Dicionário de Etnologia Angolana (2013). 





Sem comentários: