foto: Jorge Coelho Ferreira

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

7 de maio de 2010

COSTUMES NYANEKA-HUMBI - PENTEADOS -

Os Muílas são um povo que pertence à nação Nyaneka-Humbi. Habitam a província da Huíla no Sul de Angola. No século XVI os Nyaneka-Humbi repartiam-se por dois importantes e poderosos reinos: Reino da Huíla e Reino do Humbi e que fizeram parte do célebre “Ciclo de Mataman” que compreende a história de todos os povos angolanos que habitavam o que são hoje as províncias da Huíla e do Namibe.





OS PENTEADOS


As mulheres usam penteados de demorada e difícil execução, mas de grande duração, muitas vezes artisticamente ornamentados de missangas. O formato desses penteados é variável, estando em conformidade com a fase da vida que a mulher atravessa. Podem, assim, distinguir-se pelo menos seis formatos, que correspondem às seguintes fases: até à idade de doze anos; dos treze aos catorze, sendo este um autêntico monumento; quando está prestes a casar; quando casa; passado algum tempo depois de casar e, finalmente, depois de ter filhos. Nesta última fase, a mulher usa pedaços de caniço no penteado, consoante o número de filhos, pois cada pedaço de caniço representa um.

Pelo penteado pode, pois, distinguir-se se a rapariga é impúbere, púbere, se está para casar ou se já casou e, neste último caso, se tem filhos e quantos tem.

Nas cerimónias tradicionais as mulheres devem apresentar-se com os penteados próprios e devidamente compostos. Por vezes a arte dos penteados é melhorada através do uso de ornamentadas perucas.


Peruca

9 comentários:

Carmo disse...

Belas fotos, é preciso ser artista para penteados tão trabalhados.

beijinhos

Bom fim-de-semana

Maria Muadiê disse...

maravilhoso.

Lisarda disse...

Acho que, sem dúvida, vería-me bem distinto com uma peruca assim...

Muito interessante o mapa e a historias das etnias.

cirandeira disse...

Quanta riqueza nos costumes do teu povo, e quanta beleza! É realmente extraordinária a cultura africana.
Fiquei encantada...Estou gostando muito da maneira como vens contando
a história dos angolanos.

Uma boa semana pra ti

Kandandu

ogfs2008 disse...

Caro Namibiano,

Estou neste preciso momento a recomeçar o meu documento sobre Angola e o tema que agora estou a trabalhar é sobre o povo Nhaneca-Humbe. Os Muílas, principalmente as suas lindas mulheres com os seus fenomenais penteados são das coisas mais belas e elaboradas que tenho visto. Realmente, quanto mais estudo Angola, mais surpreendida fico com tanta sabedoria, cultura, beleza e mistério. Sorte a sua de ter nascido num canto do mundo tão belo e tão transbordante de exotismo!
Um abraço
Otelinda Serrano

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Obrigado pelos vossos comentários. Os penteados das mulheres do Sul sao excelentes obras de arte.
Kandandu, a todos!

André Cassinda Sapato Calenga disse...

Eles devem ter muitas experiências quanto a isso

André Cassinda Sapato Calenga disse...

Eles são bons

André Cassinda Sapato Calenga disse...

A História da Huila é bwé fixe