Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

23 de junho de 2009

IV RAID TT DO KWANZA SUL








O ano passado participei com um poema no livro do III Raid TT Kwanza Sul que publiquei aqui http://poesiangolana.blogspot.com/2008/09/rumo-ao-cunene-iii-raid-kwanza-sul.html Não tive a oportunidade de adquirir um exemplar mas consegui algumas páginas digitalizadas através de conterrâneos.
Este ano aconteceu o IV Raid, não participo no livro mas acabei de receber um e aproveito para o divulgar bem como este evento desportivo que une Portugal e Angola através da cooperação entre o Município de Almada (Portugal) e a Província angolana do Kwanza Sul. Esta cooperação iniciou-se há 12 anos entre Almada e Porto Amboim, cidades geminadas e face aos frutos alcançados, rapidamente se alargou a todo o Kwanza Sul.
Esta amizade e cooperação é anualmente expressa através deste Raid que pretende mostrar os locais por onde ele passa. O ano passado foram até à Foz do Kunene e este ano alargaram o abraço até ao topo norte de Angola, atingindo Cabinda.
Usando as palavras do coordenador do livro (Eng. Miguel Anacoreta Correia) damos uma verdadeira explicação deste livro: Ao escolher-se para subtítulo deste livro “História e estórias de Angola” pretendeu-se dar exactamente uma ideia dos seus objectivos: penetrar na noite dos tempos, dando a conhecer a História riquíssima da região percorrida pelo IV Raid TT do Kwanza Sul e, ao mesmo tempo, divulgar episódios, poesias, elementos sobre geografia, economia e demografia..., coexistindo a informação com fotografias, mapas, desenhos, que possam dar uma ideia tão correcta quanto possível, do oeste de Angola, do Sumbe até Cabinda, e do litoral até às terras do Uíge e Malanje.
Resumindo, há no livro uma visita ao passado, falando do presente e pondo os olhos no horizonte futuro.
Este ano quem participa com um pequeno extracto do seu poema “Os Meus Pés Descalços” é o meu amigo e poeta Décio Bettencourt Mateus, extracto que vem publicado na página 163, dedicado à província de Malanje e quando se fala nas Quedas de Kalandula (as segundas maiores de África) e da muito angolana Palanca Real ou Palanca Negra Gigante ( Hippotragus niger variani) um dos muitos ex-libris de Angola..


Namibiano Ferreira

5 comentários:

Rosita de Palma disse...

Namibiano,

Acho que vi qualquer coisa sobre o Raid na TPA, achei uma aventura muito excitante,é de concluir: ANGOLA É MUITO LINDA!

Alexandre Correia disse...

Caro Namibiano,

Participei na primeira,na terceira e na quarta edições do Raid T.T. Kwanza Sul. Embora desde meados dos anos 80 viaje em Angola, foi através dos percursos destas expedições que realmente fiquei a conhecer este país maravilhoso. Acabei de publicar uma reportagem de 22 páginas sobre a recente viagem até Cabinda na revista Todo Terreno e estou a colocar mais imagens e histórias no meu blog asviagensdealex. Espero que aprecie, como eu gostei de descobrir a sua poesia. Abraço, Alexandre Correia

Alexandre Correia disse...

Caro Namibiano,

Sirva-se à vontade das imagens que gostar. Aliás, tenho uma boa selecção de fotos recentes de Namibe e de Tombwa que em breve irei colocar no blog, para que as possa apreciar. Estou perfeitamente sintonizado com a sua posição quanto ao uso dos poemas que escreve por parte de terceiros. Não tenho nada a opor desde que o seu uso faça algum sentido e não tenha objectivos comerciais. Neste último caso, convém recordar que se trata do meu trabalho e que eu vivo dele. Mas, seja como for, há situações e situações. O livro "Do Kunene a Cabinda" é um desses exemplos, de uma excepção: a capa e 12 das fotos que ilustram o interior foram feitas por mim e cedidas graciosamente; o coordenador da obra é um bom Amigo e, para além disso, o interesse do projecto materializado no livro merece essa colaboração.

Abraço,

Alexandre Correia

PS - Demorei mais tempo a escrever esta mensagem para poder escutar tranquilamente a musica que colocou no seu blog. Gostei!

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Caro Alexandre,

Obrigado pela sua presenca. Ainda bem que gostou do som. As fotos que eventualmente poderei usar do seu blog nunca serao para fins comerciais. Serao unica e exclusivamente para acompanhar os meus poemas ou a barra ao lado e sempre que sei quem é o autor terei o cuidado de mencionar. Concerteza que visitarei em breve o seu blog pois fotos do namibe e Tombua (terra natal) nao se podem perder.

Muito obrigado e um grande abraco.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

"é de concluir: ANGOLA É MUITO LINDA!"

Sim, tens toda a razao Rosa!!!