Foto: Jorge Coelho Ferreira

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)

Ondjira - A Rota do Sul (o livro - compre aqui)
Click imagem!

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA

POEMAS DE NAMIBIANO FERREIRA
Click na imagem!

28 de agosto de 2013

ENGENHO E ARTE


Outro menino do Calai que Maria Vieira fotografou. Segundo a autora da foto, este menino cantava e tocava uma tábua com 2 ou 3 cordas de nylon. A "tabiola", como eu resolvi chamar ao instrumento improvisado, tocada pelas mãozitas do menino do Calai, libertava sonoridades agradáveis ao ouvido. Pena não haver vídeo porque seria muito interessante escutar o engenho e arte desta criança das Terras do Fim do Mundo, a província do Cuando-Cubango. 



Para o Menino do Calai que tocou e cantou para os participantes do 6 Raid TT Kwanza Sul. Ver vídeo na youtube http://youtu.be/yPLMFsMybLY ao minuto 33, aparece o menino a tocar, este texto foi também baseado nas fotos de Maria Vieira, aqui publicadas.

Os olhos dos teus olhos pedem a vastidão do mundo. A música que nos ofereces, límpida e pura, é rasgada à mudez de uma tábua com duas ou três cordas de nylon pregadas. Fazer música deste nada absoluto, é talento que nem todos podem e sabem executar. O teu engenho e arte, Menino do Calai, repercute na pele do tambor dos nossos ouvidos e as nossas almas vibram coloridos sorrisos como se fossem o sol, o rio, o vento e o mar que não conheces.
Para quem tem tão pouco ou mesmo nada, tu deste o melhor de ti: o teu talento! Não posso dar-te o mundo... mas gostaria muito de te oferecer uma viola. E ver-te sorrir.


Namibiano Ferreira



Fotos de Maria Vieira

Estas fotos de Maria Vieira foram tiradas no último Raid TT Kwanza Sul (2012)


Neste vídeo do Raid, de quase 1 hora e mais ou menos ao minuto 33, o nosso heroi aparce a cantar e a tocar.
Caso queiram ouvir, aqui está:


Sem comentários: